quarta-feira, 3 de março de 2010

Previsões para o Oscar 2010

Para tentar mudar um pouco o direcionamento desse blog (e com isso, trazer uma nova proposta para ele), resolvi fazer por aqui, algo que faço todo os anos: prever os possíveis vencedores do Oscar. Esse ano, a cerimônia de entrega do prêmio será no próximo domingo (dia 7). Infelizmente, o dito "prêmio máximo do cinema" tem ficado cada vez mais previsível ao longo dos anos, pois há premiações que antecedem ou influenciam os vencedores. Dessa forma, aqueles que acompanharam o Globo de Ouro, o BAFTA, os diversos Guild Awards, já terão conhecimento dos favoritos. Felizmente, há excessões nos quais filmes que inicialmente não demonstravam "ameaçar" os favoritos, acabam surpreendendo e abocanhando estatuetas. Essas surpresas podem ser boas (como no caso do excelente O Pianista, levando três estatuetas ) ou ruins (como o prêmio de efeitos especiais para A Bússola de Ouro, que tinha concorrentes mais merecedores).Enfim, como qualquer tipo de premiação, o Academy Awards (nomo original da premiação) tende a ser bom quando a maioria das previsões são frustradas pelas 'zebras'.

Esse ano o duelo tem se mostrado firme entre dois filmes: Guerra ao Terror e Avatar. Enquanto o primeiro vêm se mostrando o franco favorito nos diversos festivais e premiações, o segundo vêm tendo o mesmo desempenho nas bilheterias batendo recordes e se estabelecendo o mais lucrativo filme de todos os tempos (título que pertenceu a Titanic por doze anos). Avatar vêm sendo aplaudido pela audácia do seu realizador James Cameron no bom uso das novas tecnologias para contar uma história e pelo fato de que Cameron foi o único a conseguir bater seu próprio filme, o que o torna praticamente um "líder supremo" das bilheterias ocupando o 1º e 2º lugar. Como se não bastasse, o filme ainda conseguiu levar os principais prêmios do Globo de Ouro, Filme de Drama e Direção. Com isso, a premiação de Avatar no Oscar terminaria de consolidar o filme e seu realizador, pela ousadia e desempenho com relação ao público. Mas essa não é a mais provável das possibilidades.

Enquanto isso Guerra ao Terror vêm acumulando praticamente todos os prêmios do cinema americano. Além de ser uma obra mais madura do que o seu principal concorrente, o filme é de um gênero notoriamente masculino (Guerra) e dirigida por uma mulher. E o Oscar têm se mostrado nos últimos anos, acolhedor das minorias em diversos aspectos. Como até hoje nenhuma mulher levou o prêmio de Direção, essa será uma oportunidade de reparar a "injustiça". Como tem ficado cada vez mais claro com o passar dos anos, o Oscar é uma mistura equilibrada de política e marketing. Aquele que souber balancear essas duas fórmulas é por si só, dono da premiação. Esse domingo o balanceador se revelará!

Eis minhas previsões.

Filme: GUERRA AO TERROR
Direção: KATHRYN BIGELOW - Guerra Ao Terror
Ator: JEFF BRIDGER - Coração Louco
Atriz: SANDRA BULLOCK - The Blind Side
Ator Coadjuvante: CHRISTOPH WALTZ - Bastardos Inglórios
Atriz Coadjuvante: MO'NIQUE - Preciosa
Filme Estrangeiro: A FITA BRANCA - Alemanha
Filme de Animação: UP - ALTAS AVENTURAS
Roteiro Original: GUERRA AO TERROR
Roteiro Adaptado: PRECIOSA
Edição: GUERRA AO TERROR
Fotografia: BASTARDOS INGLÓRIOS
Direção de Arte: O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS
Figurino: O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS
Maquiagem: THE YOUNG VICTORIA
Trilha Sonora: UP -ALTAS AVENTURAS
Canção: CORAÇÃO LOUCO - "The Weary Kind"
Mixagem de Som: AVATAR
Edição de Som: GUERRA AO TERROR
Efeitos Especiais: AVATAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário