segunda-feira, 8 de março de 2010

Resultados do Oscar 2010

Como foi previsto, "Guerra Ao Terror" foi o grande vencedor do Academy Awards desse ano. A cerimônia, que durou 3h30, foi conduzida por Steve Martin e Alec Baldwin. No entanto, os dois apresentadores apareceram muito pouco durante o evento, e este seguiu num ritmo que tentava acelerar a cerimônia ao mesmo tempo em que se dava um tempo para homenagens (como o longo réquiem para o cineasta John Hughes) e breve apresentações (como a do grupo de dança que interpretava as trilha sonoras indicadas na respectiva categoria).

Porém, mesmo tentando inovar na apresentação, a academia foi capaz de tropeços. Em um vídeo homenageando os "horror movies", ficou realmente esquisito a inclusão de "Lua Nova" durante a apresentação já que o filme se quer pode ser encaixado como suspense ou terror, ficando bem longe das duas definições. E mesmo dedicando 10 minutos de homenagem a John Hughes, a academia se esqueceu de outras grandes perdas do ano passado: ao superestimar o cineasta, ela está automaticamente dizendo que a sua perda foi pior ou que os outros artistas falecidos não estão a altura dele e por isso devem ter seu espaço de homenagem reduzido a alguns segundos no vídeo "In Memorian", algo mais do que injusto. O que dizer então dos veteranos que foram homenageados sem se quer poderem receber os aplausos dos colegas no palco? Isso sem contar que, pela primeira vez depois de muito tempo, não houve espaço para as interpretações dos indicados à Melhor Canção, mesmo que tenha sido encontrado espaço para uma apresentação mais-do-que-clichê de um ator de televisão, no ínicio do evento. Os 'piadistas' também não obtiveram muito sucesso: os silêncios durante as piadas eram constantes, e os comediantes apesar de empolgados não conseguiram transmitir isso para seus espectadores. Ben Stiller tentou fazer uma gag satirizando Avatar, mas achou que a maquiagem falaria por ele e aos poucos a cerimônia foi perdendo o ritmo.

Apesar dos erros, a cerimônia teve seus bons momentos, como nos indicados a Melhor Atriz e Ator que contou com homenagens dos colegas de cena dos indicados. A apresentação da categoria de Edição de Som também se mostrou eficiente através da voz de Morgan Freeman explicando como se dá a "edição" em destaque, através de trechos do ganhador na categoria do ano passado, Batman - O Cavaleiro das Trevas. A apresentação da categoria de Trilha Sonora também teve seus méritos na tentativa de inovar, mas que obviamente não se repetirá no ano que vêm. Além disso, a cerimônia contou com um momento muito esquisito entre os vencedores do Melhor Documentário de Curta-Metragem, que "disputaram" a fala no microfone. Como foi explicado pelos jornais, os dois têm uma rixa que se iniciou durante as filmagens do curta.

Outras mudanças consistiram na apresentação dos indicados a melhor filme nos finais de cada bloco da cerimônia, e o último prêmio foi dado por Tom Hanks sem apresentar os indicados, mas já anunciando o vencedor. Os agradecimentos de alguns vencedores também foram bem simpáticos e expressavam de maneira sutil o sentimento de realização pela obra, sobretudo da diretora Kathryn Bigelow. E por falar em 'vencedores', a academia aparentemente resolveu voltar a usar a expressão "the winner is" para anunciar o prêmio. Algo mais que incorreto, já que nomear um "vencedor" significa dizer que os outros são 'perdedores', o que não poderia ser mais incoerente. Por isso a expressão havia sido banida e substituida por "the Oscar goes to" já que essa, especifica simplesmente aquele que recebe o prêmio sem dividir os indicados entre vencedores ou perdedores, sendo muito inteligente a decisão daqueles que insistiram em usar a expressão mais apropriada. Espero que a Academia repense a atitude de voltar à algumas normas antigas que em nada favorecem à imagem da instituição. No geral, a cerimônia desapontou. É uma pena que com o passar dos anos, uma cerimônia tem se tornado previsível e se transformado mais numa curiosidade, do que um prêmio que poderia ser levado mais a sério.

Dito isso, acertei 14 das 20 categorias: errei ao dar a estatueta de Filme Estrangeiro para o alemão "A Fita Branca" enquanto que este acabou indo para o argentino "O Segredo dos Seus Olhos". O prêmio de fotografia mostrou uma agradável surpresa com "Avatar" e o mesmo valeu para o prêmio de Direção de Arte que o filme de James Cameron também venceu. Na categoria de Figurino era impossível prever e optei erronemente por "O Mundo Imaginário de Dr. Paranassus", quando o ganhador foi "The Young Victoria", justamente no qual eu apostei na categoria de Maquiagem e que "Star Trek" acabou sendo o premiado. Para finalizar, errei ao achar que a academia dividiria o prêmio de Mixagem de Som e Edição de Som entre "Avatar" e "Guerra Ao Terror", mas o longa-metragem de Kathryn Bigelow abocanhou o prêmio nas duas categorias, totalizando 6 prêmios. Segue a baixo a divisão de prêmios entre os vencedores:

6 - Guerra Ao Terror
3 - Avatar
2 - Up - Altas Aventuras/Preciosa/Coração Louco
1 - O Segredo dos Seus Olhos/Bastardos Inglórios/The Blind Side/Star Trek/Logorama/The New Tenents/The Cove/Music by Prudence

Um abraço e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário