sábado, 30 de maio de 2009

O Céu com Diamantes


... e mais de um mês se passou. De fato eu quase abandonei esse blog. Disse 'quase', porque vou dar mais atenção, agora que tenho um pouco de tempo. A faculdade têm tomado meu tempo de uma forma sufocante. Em três semestres, esse foi o mais avassalador em termos de trabalhos acadêmicos. Curioso que nesse semestre realmente não estamos tendo muitas provas, mas é fácil de entender: a maioria das matérias são mais práticas do que teóricas, e lógicamente, isso implica em uma maior dedicação já que a maioria dos trabalhos pedem que você pesquise e saia mais do ambiente universitário. Enfim, como muitos têm me perguntado (além de questionado o porque de meu último post ter ocorrido há um mês e meio), resolvi dedicar esse para uma pequena explicação sobre o que vejo como o 'repensar do céu com diamantes'.
Claro! É uma música dos Beatles, mas há uma perfeita simetria nela e que a torna única a ser ouvida. Ao menos para mim. Repensar o Céu com Diamantes, nada mais é do que ver e continuar a ver as novas possibilidades para tudo. Vejo o Céu com Diamantes descrito por John Lennon como um lugar propriamente seu onde você faz as regras e pode construir e desconstruir, inovar ou conservar. O lugar que mais se pareceria com este não poderia ser outro senão a mente de cada um de nós. Vou lhes dar uma amostra:

Imagine-se em um barco num rio
Com árvores de tangerina e céus de marmelada
Alguém lhe chama, você responde lentamente
Uma garota com olhos de caleidoscópio
Flores de celofane amarelas e verdes
Crescendo por sobre sua cabeça
Procure a menina com o sol em seus olhos
E ela se foi

Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

Segue a até a ponte perto da fonte
Onde pessoas com cavalos de pau
Comem tortas de marshmelow
Todos sorriem
Enquanto você boia passando as flores
Que crescem tão inacreditavelmente altas
Táxis de jornais aparecem na costa
Esperando para levá-lo embora
Sobe atrás com sua cabeça nas nuvens
E você se foi

Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

Imagine-se em um trem na estação
Com carregadores de plasticina
Com gravatas espelhadas
De repente alguém está la na catraca
A garota com olhos de caleidoscópio

Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes
Lucy no céu com diamantes

Lembro das primeras vezes que ouvi a música. Pensava que Lennon estava tentando voltar a sua infância. Tanto o rítmo quanto a letra me faziam lembrar de passagens felizes da minha, com tantas cores e elementos diferentes (táxis de jornais?gravatas espelhadas??). Para muitos nada mais do que o efeito do LSD, mas acho o Beatle dos óculos redondos genial o suficiente para deixar que suas músicas pudessem ter interpretações singulares. Lanço aqui o palpite 'infância' que foi o primeiro que pensei. O Céu com Diamantes é um País das Maravilhas e Lucy a Alice moderna. A garota com olhos de caleidoscópios seria o Coelho Branco que conduz Alice a um lugar totalmente novo e, porque não seria, inocente também, já que "todos sorriem enquanto você boia nas flores que crescem tão inacreditavelmente altas". Aliás com descrições de 'inacreditavelmente altas' só sugere o olhar de uma criança a respeito de tudo já que ela é pequena e jovem demais para entender tudo a sua volta.
Meu segundo palpite remonta de fato o que já tinha falado sobre a mente humana. Nesse caso, vejo a menina com olhos de caleidoscópio como aquilo que procuramos a vida toda. Aquilo que é o sentido da vida e o porque de estarmos todos aqui. Melhor dizendo, seria o nosso propósito, nosso objetivo enquanto partes desse espaço que habitamos. Claro que são apenas interpretações, mas gosto de pensar e repensar o meu Céu com Diamantes dessa forma. Quanto a garota com olhos de caleidoscópio, ela estará lá na catraca da estação de trem me esperando, não tenho dúvidas. Mas por enquanto prefiro construir o céu a minha própria forma e compartilhar um pouco dele com vocês, aqui. Novamente, sejam bem-vindos e dessa vez, pra ficar! =D

2 comentários:

  1. Ando repensando o meu céu... e destruindo alguns diamantes.

    :*

    ResponderExcluir
  2. eu gostei da interpretação! viajo bastante na música. Sempre axei que ela tinha haver com todos os nossos sonhos não revelados, ela me lembra mto a fantástica fábrica de chocolate, e agora que vc falou, isso lembra mto msmo a infância! O que isso quer dizer? saudosismo? nostalgia? será que somos todos no fundo adultos frustrados querendo voltar a infância?
    voei alto

    ;*

    ResponderExcluir